Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / EITA!

Relembre os bordões de Silvio Luiz e o motivo dele não gritar "gol"

Um dos principais locutores do esporte brasileiro, Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16), aos 89 anos; confira!

Renata Garre

por Renata Garre

rnogueira_colab@caras.com.br

Publicado em 16/05/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relembre os bordões de Silvio Luiz e o motivo dele não gritar "gol" - Reprodução/Instagram
Relembre os bordões de Silvio Luiz e o motivo dele não gritar "gol" - Reprodução/Instagram

A morte do lendário narrador esportivo Silvio Luiz causou comoção geral nesta quinta-feira (16). O famoso, que morreu aos 89 anos em decorrência de uma falência de múltimos órgãos, marcou gerações com diversos bordões. Relembre alguns: 

"Olho no lance"; "Pelo amor dos meus filhinhos"; "No pau!"; "Pelas barbas do profeta"; "Queimou o filme"; "Foi, foi, foi, foi ele, o craque da camisa número"; "Balançou o capim no fundo do gol"; "No meio da caneta dele" e "O que é que só você viu?", foram alguns deles. 

Além disso, Silvio Luiz não gritava "gol" e tinha um motivo: fugir do óbvio. "Nem sempre a transmissão dá detalhes, aquilo [foi, foi, foi] é uma muleta que uso. Enquanto a câmera não me mostra quem foi, eu fico falando. É uma muleta. Uma coisa que detesto nas transmissões: grito e óbvio. Se você tem uma imagem, não preciso dizer o que você está vendo. Não digo que sou um narrador de televisão, sou um legendador de imagem", disse em uma entrevista ao UOL. 

"A imagem é minha amiga, não ouso nunca brigar com ela. Eu nunca gritei gol porque o cara está vendo, tem olho. Por que vou dizer? Tenho que mostrar aquele fato jornalisticamente", contou ele em um papo na RedeTV!. 

SAIBA MAIS SOBRE A CARREIRA DE SILVIO LUIZ

Além de brilhar na locução e se tornar um dos maiores locutores do país, vale ressaltar que Silvio fez sucesso como ator em duas novelas, Éramos Seis e Cela da Morte, onde atuou ao lado da irmã. Ao longo da carreira, Silvio foi árbitro de futebol entre o fim da década de 1960 e início dos anos 1970. No jornalismo, foi diretor de programação da Record e esteve em várias outras emissoras, como a rádio Bandeirantes, TV Excelsior, SBT, TV Paulista, entre outras. 

Ele também participou de diversas Copas do Mundo. Seu último trabalho na TV foi no canal de Edir Macedo, onde comandou uma transmissão alternativa dos jogos do Campeonato Paulista com os humoristas Carioca e Bola.

Durante uma partida entre Palmeiras e Santos que ocorreu neste ano, ele passou mal, foi levado às pressas para o hospital e ficou internado por quase um mês. Depois, Silvio Luiz chegou a receber alta, mas precisou retornar à unidade hospitalar onde faleceu. O famoso deixa a esposa, a cantora Márcia, com quem era casado desde 1989, e três filhos: Alexandre, Andréa e André