Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / CARREIRA

Junior Vieira vai de inspiração a Michael Jackson a diretor das estrelas: 'Sonho grande mesmo'

Em entrevista à Contigo!, Junior Vieira fala sobre trajetória como ator, diretor e autor

Mariana Krunfli, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 28/03/2024, às 07h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Junior Vieira dirige a peça Abismo das Flores - Foto: Roney Lucio
Junior Vieira dirige a peça Abismo das Flores - Foto: Roney Lucio

Junior Vieira, que dirige a peça Abismo das Flores ao lado de Emiliano d'Avila, construiu uma longa carreira como ator, diretor e autor. Em entrevista à Contigo!, ele fala sobre a trajetória, que vai de inspiração em Michael Jackson a direção de estrelas: "Sonho grande mesmo".

"Comecei dançando, amo o Michael Jackson, foi minha referência máxima. Imitava os seus passos, até encontrar uma companhia de dança de rua. Minha mãe me levou ao viaduto de Madureira, quando eu tinha 12 anos, e foi mágico ver diversas pessoas empoderadas, pretas, felizes e dançando muito. Ali deu para entender que a arte era um caminho possível", declara Junior Vieira, que acumula 21 anos de carreira como ator.

"Acho que ver artistas negros e periféricos me instigava. Assisti no cinema mais de 15 vezes o filme Cidade de Deus, pois uma amiga de amigos ganhava cortesia da mãe dela, que trabalhava na distribuidora do filme. Eu sempre pedia esse ingresso para assistir, porque não tinha dinheiro [risos]. Ver meninos como eu, com a realidade igual a minha, fez eu querer fazer aquilo", acrescenta ele.

Depois de estrear na atuação, Junior Vieira também lançou carreira em roteiros e na direção. Entre seus trabalhos, ele foi diretor do filme sobre Claudinho e Buchecha, de 2023, e ingressou na peça Abismo de Rosas para dirigir as atrizes Isabel Fillardis e Vitória Strada, ao lado de Emiliano d'Avila. Em turnê pelo Brasil, ele fala sobre o espetáculo: "Acho que dirigir em conjunto é sempre um desafio, mas foi linda nossa troca e as atrizes trouxeram qualidade e suas versatilidades para somar. A repetição é algo imprescindível no teatro. O texto é o mesmo, as ações são as mesmas, mas o sentimento e a entrega é o que muda e traz o ineditismo para as apresentações".

Leia também: Desejo dos autores de Elas por Elas, Lázaro Ramos criou um novo Mário Fofoca: 'Do jeito dele'

Com planos de expandir a carreira internacional, o ator destaca seus próximos passos e sonhos: "Estou dirigindo e escrevendo grandes produtos. Farei o possível para trazer cada vez mais orgulho para o nosso país. Sonho em trabalhar em mais produções internacionais e ser uma grande referência positiva para o nosso país. Acho que estou no caminho".

"Acredito muito que uma pessoa que sonha em chegar na lua, possivelmente vai chegar no topo de uma árvore, mas a pessoa que sonha em chegar no topo de uma árvore, dificilmente sairá do chão. Eu sonho grande mesmo. Fácil não é, mas não sei fazer outra coisa, que não seja arte", declara Junior Vieira.