Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Você assumiria suas espinhas como fez Kendall Jenner?

Além da modelo, outras celebridades sofrem com a acne. Aprenda a cuidar da sua pele!

Redação Contigo! Publicado em 19/02/2018, às 14h53 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Várias famosas sofrem com problemas de acne - Getty Images
Várias famosas sofrem com problemas de acne - Getty Images

O mood fresh está em alta, mas como seguir a tendência se você tiver a pele cheia de marcas de acne? Recentemente, Kendall Jenner causou nas redes sociais ao aparecer no Globo de Ouro com espinhas na bochecha. Com make bem natural, a modelo não escondeu as marquinhas e acabou ajudando a empoderar diversas meninas que passam pelo mesmo problema. A ousadia incentivou até a criação da #acnepositivity, que levanta a bandeira da aceitação das imperfeições da pele.

Zendaya, Selena Gomez e Saoirse Ronan são outros exemplos de famosas que sofrem com o mesmo incômodo. Saoirse, inclusive, declarou recentemente ter ficado muito aliviada ao não precisar esconder suas cicatrizes de acne durante as gravações de Lady Bird. 

A dermatologista Débora Alessi, da Clinée Medicina Estética, do Rio de Janeiro, explica que a acne ocorre pela obstrução das glândulas de gordura da pele, que formam inflamações e erupções. Apesar de serem muito comuns em adolescentes por conta das mudanças hormonais, mulheres adultas também não estão livres. “O estresse causa o aumento das taxas de cortisol, podendo levar ao aparecimento de acne nas áreas do queixo e mandíbula em mulheres maduras” , diz. 

“Nas mais jovens, ela pode ser causada por hormônios desregulados, acúmulo de bactérias, alimentação incorreta, excesso de oleosidade, pele morta e também pelo estresse”, completa a a médica, que destaca a importância de conhecer bem a própria pele para identificar a melhor forma de tratá-la. “A avaliação de um profissional é muito importante."

A atriz Kerry Washington já declarou ter lutado contra as cicatrizes de acne. Cameron Diaz passou a adolescência com o problema e atesta que os maus hábitos alimentares eram os grandes vilões. Em seu livro “The Body Book”, a atriz alerta que a mudança na dieta foi importante para a melhora da sua pele.

Alicia Keys e Katy Perry também são dois outros exemplos de luta contra a acne, inclusive já mais velhas. Scarlett Johansson  contou ser muito cuidadosa com a pele para prevenir espinhas e outras questões. A atriz garante que não dorme de jeito nenhum de maquiagem e que lava seus pincéis com frequência. “Eles podem acumular sujeira e bactérias, que entram em contato direto com o rosto”, explica a dermatologista da Clinée.

Quanto ao tratamento, tudo depende da idade da paciente e dos agentes causadores. “Existem loções caseiras, para uso diário, à base de chá verde, que entre as muitas funções benéficas no combate a cravos e espinhas, podemos destacar a capacidade de reduzir a quantidade de óleo da pele, que resulta nestas inflamações onde surgem a acne e as espinhas.  No consultório, a limpeza de pele aliada aos lasers de CO2 fracionado e peelings quimicos agem muito bem na prevenção e no tratamento das cicatrizes”, finaliza.